Por: Rodrigo Kroth | 13/11/2017

A uma vitória de carimbar a permanência para a Série A do Campeonato Brasileiro na próxima temporada. Só festa em Chapecó. O Verdão do Oeste venceu o Santos por 2 a 0 na noite desta segunda-feira, e praticamente selou a participação na elite do futebol brasileiro para 2018. Wellington Paulista e Arthur Caíke marcaram os gols do time verde e branco. Matematicamente, a Chape precisa vencer o Vitória quinta, e torcer pro tropeços de Ponte Preta e Sport.

Primeiro tempo

O jogo começou bastante estudado pelas duas equipes, mas com uma iniciativa maior da Chapecoense. O Verdão já havia chegado no ataque, em uma boa saída do goleiro Vanderlei, que se antecipou a Arthur Caíke, dentro da grande área, após ótimo lançamento de Luiz Antônio.

Aos poucos, a partida começou a ganhar emoção, e a rede balançou. Aos 11, em lançamento de Luiz Antônio para Caíke, praticamente na pequena área, Lucas Veríssimo colocou a mão na bola. No entanto, a arbitragem nada marcou, somente após muita reclamação dos jogadores do Verdão dentro de campo e no banco de reservas. O árbitro parou o jogo e marcou a penalidade.

Na bola, Wellington Paulista, contra o goleiro Vanderlei, um dos melhores deste Brasileirão. O arbitrou autorizou a cobrança, o artilheiro da Chape foi lentamente na bola, e com categoria deslocou o Vanderlei, que caiu para o canto direito, e a bola no esquerdo. Placar aberto na Arena Condá: Chapecoense 1×0 Santos.  Foi o quinto gol de WP9 nos últimos nove jogos. Antes disso, ficou 26 partidas sem marcar.

Segundo tempo

Aos 21, o Verdão do Oeste marcou o segundo gol em cima do Santos. Wellington Paulista, autor do primeiro gol, ganhou a dividida, avançou pela direita e cruzou para o atacante Arthur Caíke, que apareceu por trás da marcação santista, e balançou as redes de Vanderlei. Fim de jogo na Arena Condá: Chapecoense 2×0 Santos, e muita festa da torcida nas ruas de Chapecó após o jogo. O Verdão está praticamente na Série A em 2018.

Últimos jogos

Na próxima quinta-feira tem mais na Arena Condá. Em casa, a Chapecoense recebe o Vitória, às 20h, pela 35ª rodada do Brasileirão. Domingo, em Goiânia, enfrenta o lanterna e quase rebaixado Atlético-GO, às 17. No dia 26, joga contra o Bahia fora de casa, e encerra a participação no campeonato dia 3, contra o Coritiba, na Arena Condá.

Tabela

Com a vitória, o Verdão do Oeste chegou a 44 pontos, alcançou a 13ª posição, e abriu oito pontos em relação a Ponte Preta (18º) e Sport (17º), os dois que estão na zona do rebaixamento. Para garantir oficialmente a permanência na primeira divisão, na quinta a Chape precisa vencer e torcer que o Sport e a Ponte não vençam os seus jogos. No entanto, co um empate, também pode selar a permanência.