Por: Marina Schielke | 2 semanas atrás

Universidades de Chapecó recebem notas de excelência do Ministério da Educação (MEC). Santa Catarina possui 80 instituições de ensino superior graduação e pós-graduação, presencial ou à distância, particular ou pública. Dessas apenas 12 obtiveram nota 4.

O Índice Geral de Cursos (ICG) é divulgado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão vinculado ao MEC, sintetizando em um único indicador a qualidade de todos os cursos de graduação – presenciais e a distância -, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O índice avalia todas as instituições de ensino superior no país e é considerada uma das mais importantes avaliações de ensino.

Os campus da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Udesc e Unicesumar de Chapecó obtiveram nota 4. Isso representa notas de excelência. As demais universidades obtiveram nota 3. O cálculo do IGC é realizado anualmente e considera a média dos dados do Conceito Preliminar de Curso (CPC) do último triênio.

Universidade melhor colocada

A Unicesumar é uma universidade de ensino a distância (EAD)quehá sete anos esta com o índice em excelência. Nenhuma outra universdade que oferece o EAD conseguiu permanecer nesta colocação por tantos anos.

A diretora da Unicesumar, polo de Chapecó, AlvacirHammes, atribui esse sucesso principalmente ao corpo docente. “A Unicesumar está entre as 10 melhores do Brasil, e a qualidade é mantida em todas as cidades em que está presente. Tanto que, mesmo sendo exigido pelo MEC que apenas 30% do corpo docente seja formado por mestres ou doutores, a Unicesumar tem 80% de mestres e doutores, bem além do que seria obrigada. Este é apenas um índice, entre tantos que comprovam a preocupação da instituição com a qualidade do ensino”.

A Unicesumar possui 250 polos de EAD pelo Brasil, 90 mil alunos, 3 mil colaboradores e presença em todos os estados.