Por: Rodrigo Kroth | 1 semana atrás

O chapecoense, primeiro sargento, Marcelo de Matos Castro ,da Polícia Militar de Chapecó completou a prova do Challenge Distance Sprint Floripa, no último final de semana, em Florianópolis. A prova foi dividida em 750m de natação, 20km de bike e mais 5km de corrida, em uma espécie de triathlon.

Ele está a 16 anos na profissão, e há 12 anos vive em Chapecó. Começou a praticar atividade física em 2014. “Porque estava me sentindo um pouco pesado e optei pela corrida em conjunto com exercícios funcionais. A atividade física acabou se tornando um vício bom, perdi peso, voltei a antiga forma física e com os treinamentos surgiu a vontade de competir”, explicou Marcelo.

Em 2014, 2015, 2016 e 2017 o policial competiu na modalidade de corrida de rua na distância de 10 quilômetros e entre 2016 e 2017 participou de duas meias maratona de 21km. A sua preparação e rotina de treinamento conta com o apoio de uma assessoria esportiva chamada “Passo a Passo”, ao qual cumpre uma planilha com encontros semanais. Além disso, pratica natação e ciclismo.

Nos anos de 2014 e 2017, Castro conquistou alguns pódios, inclusive na última corrida da Polícia Militar ficou em primeiro lugar na categoria de 35 a 39 anos. “Foi o primeiro triatlhon, mas não foi o último e as pretensões futuramente são participar de um meio ironman ou até o ironman”, destacou ele. Ironman é o maior circuito de triathlon do mundo, com mais de 260 provas distribuídas pelos cinco continentes.

Marcelo ainda reafirma que ele não é atleta profissional. “É importante destacar que não sou um atleta profissional, sou um policial militar e não tenho a preparação de um atleta. Participo dessas competições por gostar, pela preocupação com o saúde e porque considero importante”.