Por: Marina Schielke | 1 semana atrás

Ter um negócio próprio pode ser a saída que muitos buscam para se conseguir sobreviver e ter um maior ganho financeiro. Um empreendimento que vem crescendo e criando novos adeptos são as franquias de foodservice, que consiste em vender comida fora de casa. O setor cresceu 3% no Brasil e movimentou cerca de 180 milhões no último ano.

Para o empresário, dono de duas lojas franqueadas do Giraffas, uma em Chapecó e outra em Passo Fundo, Luiz Henrique Giaretton, o sucesso das franquias é causado principalmente pelo suporte oferecido, mas deixa claro que a gestão do negócio também é importante. “Quando você adquire uma franquia, ela já vem com um respaldo maior. Você já inicia com a segurança do faturamento, por ser novidade no município e ter um nome”.

E complementa “Porém, de nada adianta ter o suporte da franquia, que te encaminham os suprimento e formas de executar se você também não tiver uma boa gestão”,Giaretton. O próximo passo agora é expandir o negócio e abrir mais uma loja no Centro de Chapecó.

Dicas para abrir a sua franquia

O Voz selecionou os passos mais importantes para se abrir um negócio e ele obter sucesso:

Inicialmente é importante escolher algo que você se identifique, que lhe dê prazer. Tenha um planejamento financeiro, avalie quanto pode gastar para implantar o negócio, cuide o ponto onde abrirá o seu negócio, opte por um espaço com visibilidade e não esqueça os concorrentes. Analise os que estão perto do seu ponto de venda, e veja os pontos fortes e fracos, seus e deles.

Outro passo é conhecer o franqueado, isso significa: Conheça a empresa da qual será parceira e busque contato com outros franqueados. Esse pode ser o termômetro para sentir a escolha do negócio.

Cuidado com o investimento

O ramo foodservice é uma gama que vem do franchising. O franchising são as franquias. De acordo com o representante da Sonna Eventos, empresa que organiza o a Brasil Sul Franchising, CleversonDalmora, o ramo oferece oportunidades para todo o tipo de investidor. Os custos variam com o tipo de franquia, se cobrar os royalties ou não. Em suma, o valor pode ser entre R$ 3,5 mil a R$ 3,5 milhões. O prazo de retorno do investimento inicial costuma oscilar entre 24 e 36 meses.