Por: Rodrigo Kroth | 1 mês atrás

Está marcado o dia do sorteio da Copa Libertadores de 2018: 20 de dezembro, na próxima quarta-feira, no Centro de Convenções da Conmebol, em Luque, na Grande Assunção, no Paraguai. E, pelo segundo ano consecutivo, a Chapecoense estará presente, representada pelo presidente Plínio David de Nês Filho (Maninho), e pelo diretor executivo, Rui Costa.

A Chapecoense irá disputar a sua segunda Libertadores na história. Ano passado, em sua estreia, caiu na primeira, após perder três pontos no tribunal. Caso contrário, teria avançado às oitavas. Em 2018, o Verdão disputará os Play-Offs da competição, a chamada Pré-Libertadores, após ficar na oitava colocação no Campeonato Brasileiro.

Oito equipes irão representar o Brasil na principal competição da América em 2018. São seis classificados direto para a fase de grupos, enquanto Chapecoense e Vasco terão que passar pela Pré-Libertadores para avançarem a fase de grupos. Corinthians, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro, Santos e Flamengo são os outros brasileiros já garantidos nos grupos.

No dia 22 de janeiro começam as disputas dos Play-Offs, e a grande final em 28 de novembro, se for ida e volta, e 1º de dezembro caso seja em jogo único. A Conmebol ainda não definiu como será a forma de disputa da final. No dia 31 de janeiro o Verdão do oeste deverá estrear na competição.

Os clubes que participam da primeira fase da competição: Oriente Petrolero (BOL), Deportivo Macará (EQU), Olimpia (PAR), Universitário (PER), Wanderers (PER), e Deportivo Táchira (VEN).

Na segunda fase, os times são: Banfield (ARG), Jorge Wilstermann (BOL), Vasco, Chapecoense, Santiago Wonderers (CHI), time do Chile a ser definido, Junior Barranquilla (COL), time da Colômbia a ser definido, Independiente Del Valle (EQU), Guaraní (PAR), Melgar (PER), Nacional (URU), Carabobo (VEN), e os vencedores da partida 1, 2 e 3 da primeira fase.