Por: Anderson Favero | 09/01/2018

Nesta temporada, com o forte calor e o período de férias, muitas pessoas optam por viajar para cidades litorâneas a fim de aproveitar tudo aquilo que o verão oferece, entretanto, para aqueles que não são chegados ao sol escaldante, areia e mar, há opções de turismo por aqui mesmo, na capital do Oeste. E não são poucas.
Além do forte turismo de negócio, Chapecó traz uma extensa lista de atrativos turísticos para toda a família. As ações trazem opções culturais gratuitas, proporcionam experiências gastronômicas, oportunizam o conhecimento histórico cultural e aproximam os visitantes da natureza.
“Somos privilegiados pela nossa localização. Aqui, os chapecoenses e os turistas encontram tudo o que precisam para o seu lazer, com inúmeras opções para se divertir e envolver toda a família, opções culturais, esportivas e se aproximam do meio ambiente”, enfatiza o prefeito Luciano Buligon.
O setor turístico em Chapecó se fortalece com o desenvolvimento de inúmeras atividades propostas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo em parceria com o Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

O que visitar em Chapecó?

• Monumento o Desbravador

Homenageia os primeiros desbravadores que colonizaram e construíram o Município. Criado pelo artista plástico Paulo de Siqueira, mostra a figura de um gaúcho empunhando um machado, simbolizando o trabalho. Na mão esquerda, um louro simbolizando a conquista e a vitória. Na base do monumento está o Memorial Paulo de Siqueira, com obras do artista.

• Praça Coronel Bertaso

Espaço agradável que contempla história, cultura, lazer e descanso. Conta a história do ciclo da madeira em um mural feito em argamassa de concreto, utilizando técnica mista esgrafiado-mosaico, oferece área de lazer com parque infantil, jogos de mesa e uma bela fonte luminosa com jato d’água.

• Galeria Municipal de Arte Dalme Marie Grado Rauen

Localiza-se na Praça Coronel Bertaso, com atendimento monitorado. Neste espaço, regularmente, artistas locais e visitantes expõem suas obras. A Galeria Municipal de Arte foi criada em 2002 homenageando a artista chapecoense Dalme Marie Grando Rauen e visa difundir e fomentar as artes visuais.

• Vale do Rio Uruguai

O Vale do Rio Uruguai é o atrativo que proporciona ao visitante as mais belas paisagens naturais, do Mirante da Ferradura se descortina uma linda vista do vale podendo observar o Rio Uruguai e em sua outra margem o Estado do Rio Grande do Sul. Com a Instalação da UHE Foz do Chapecó, o distrito de Goio-En, distante 23 km do centro da cidade, foi contemplado com uma bela infraestrutura para receber os visitantes. As atividades náuticas, o banho no lago e o entretenimento em destaque, assim como a gastronomia típica da região.

 

Confira dezenas de outros locais abertos a visitação e turismo na reportagem especial publicada pelo Voz nesta terça-feira.